2007/05/14

Somos todos iguais?


Tenho assistido à novela Madeleine McCann, mas não posso deixar de fazer algumas questões simples, mas de difícil resposta. A recompensa angariada para quem a encontrar ia ao momento do Telejornal de hoje em 4 Milhões de Euros. Não será de minha competência, avaliar o preço de uma vida humana, muito menos, indefesa , como o caso. Mas a questão está na forma de mobilização para o conseguir.

O que acontece é o seguinte: foram angariados 4 Milhões de Euros para resgatar uma menina de 4 anos, mas será muito mais dificil angariar a mesma quantia, para salvar 4 Milhões de crianças que provavelmente passam fome actualmente, vivendo abaixo das condições mínimas para sobreviver.

Não terão os meios de comunicação um importante papel neste caso e que transformam a tragédia do desaparecimento de UMA menina, num caso muito mais importante que a mortes de MILHÕES de crianças?


Que bom era se sempre que desaparecesse uma criança, os pais da mesma tivessem o mesmo apoio que estes tiveram. Admitiu hoje( sem surpresa e com toda a naturalidade) uma jornalista inglesa, que se o inverso se tivesse passado, ou seja uma menina portuguesa perder-se na Inglaterra, provavelmente só teria a atenção dos media portugueses... Bizarro..

Apesar de tudo espero que estes 4 Milhões de Euros e os apelos de jogadores de futebol, entre outros, sirvam para trazer a menina de volta à familia.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"O que acontece é o seguinte: foram angariados 4 Milhões de Euros para resgatar uma menina de 4 anos, mas será muito mais dificil angariar a mesma quantia, para salvar 4 Milhões de crianças que provavelmente passam fome actualmente, vivendo abaixo das condições mínimas para sobreviver???"
É sobretudo esta a reflexão a fazer!

10:37 da tarde  
Blogger D. said...

infelizmente apenas agora descobrir este blogue. e infelizmente só agora tenho oportunidade de comentar este texto, talvez um pouco fora de horas. mas todas as palavras são intemporais.
é fascinante a forma como os media conseguem sempre lucrar com a tragédia. e embora esta tragédia não seja, a meu ver, equiparável ao número de crianças que morrem à fome ou de doenças por dia, a população conseguiu mobilizar-se em torno dela. apenas porque os media decidiram "patrocinar" esta causa. mas de quem será a culpa? das pessoas que apenas aderem a causas quando elas estão "in", ou dos media que deveriam também apoiar os milhões de crianças que permanecem esquecidas nos confins da pobreza e da dor?
talvez todos somos responsáveis por todas as mortes, talvez seja mais fácil angariar dinheiro para essas crianças, mas todos os dias, quando acordámos, não temos estampados por todos os lados os rostos da fome, por isso esquecemos, por isso muitas vezes fazemos desperdícios que não deveríamos fazer. mas no fim, somos apenas humanos.

12:17 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home